Como ajudar os seus filhos nas tarefas de casa?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A tarefa de casa sempre foi importante para complementar o conhecimento aprendido na sala de aula. Embora devam ser realizadas pelas crianças, os pais podem dar alguns tipos de auxílio no momento em que as crianças estiverem fazendo as tarefas.

|+ Veja como conseguir uma bolsa de estudo com o Melhor Escola

Acompanhe esse texto para entender algumas dicas para ajudá-las. É muito importante saber o limite entre dar apoio sem interferir na independência nem sempre é fácil. Principalmente para os pais que têm o costume de dar a resposta das questões para os filhos quando eles não sabem, prejudicando indiretamente o seu aprendizado.

Qual a importância da participação familiar na hora da tarefa?

Se fazer presente na vida escolar da criança não é só importante, como também fundamental. Isso é o que concluiu a pesquisa conduzida pelo movimento da sociedade civil “Todos pela educação”, onde os dados mostraram que quanto mais participativos são os pais, melhor é o desempenho dos filhos na escola.

Os indicadores também mostram que os excessos atrapalham o desempenho do estudante. Isso porque quando os pais assistem demais, acabam interferindo no desenvolvimento da autonomia e confiança da criança. Dessa forma, toda vez que ela desenvolver qualquer atividade, precisará de uma validação para se sentir confortável.

Outra situação que cria obstáculos no desenvolvimento da criança é quando os pais resolvem as atividades no lugar de seus filhos. Nessas circunstâncias, em vez de ajudar, as crianças se sentem incapazes, e a autoestima tende a abaixar.

Então, como se manter ativo na rotina escolar e fazer com que os filhos percebam? O fato é que existem diversas formas de mostrar que você está acompanhando a evolução da criança no âmbito escolar. Vamos para as dicas de como ajudar os seus filhos nas tarefas de casa.

1 - Ajude a criar um cronograma

Para manter a organização no momento de realizar as tarefas, é preciso saber os dias das aulas de cada disciplina. Isso ajuda a conseguir montar um esquema em que todos os deveres consigam ser feitos no tempo certo para que nenhum conteúdo seja perdido.

2 - Saiba as dificuldades da criança

É natural que cada criança tenha algumas dificuldades em determinadas matérias. Quando os pais sabem quais são elas, eles podem organizar melhor o cronograma de tarefas de casa, dispondo mais tempo para a realização das lições dessas matérias. Além disso, podem ajudar seus filhos acompanhando como as tarefas estão sendo feitas, tentando detectar onde as crianças estão cometendo erros.

3 - Converse com os professores

Manter um bom relacionamento com os professores também é uma maneira de ajudar as crianças, uma vez que eles podem informar aos pais como está o rendimento do aluno durante as aulas e no que ele deve se esforçar mais. Além disso, podem tentar buscar, juntos, respostas para possíveis casos de indisciplina ou de distrações nas tarefas de casa.

| Veja também: + Como escolher uma escola para seu filho do jeito certo?

4 - Dê a responsabilidade à criança

Para as crianças maiores, os pais podem dar o senso de responsabilidade enquanto elas realizam as suas tarefas, mostrando que é da dedicação delas que virão os bons resultados e que elas precisam estudar mais aquilo em que sentem mais dificuldade. Assim, elas percebem que quanto mais realizam as tarefas de maneira correta e estudam no momento certo, mais chances têm de as notas serem boas e de o ano letivo ser concluído sem grandes problemas.

5 - Incentive a criança

Mostrar às crianças que os pais estão ao seu lado durante o processo de ensino delas é muito valioso. Isso faz com que se sintam mais confiantes ao fazerem as tarefas e com que possam contar com os pais para relatar quaisquer dificuldades. Nessa relação, é importante que os responsáveis saibam a hora certa de cobrar empenho e bons resultados dos filhos.

6 - Não brigue com a criança

A reação negativa dos pais a uma tarefa ruim pode criar problemas sérios para a criança. Isso porque ela pode associar a disciplina às reações explosivas dos pais, aumentando ainda mais a dificuldade dela em entender uma matéria ou um assunto. Portanto, é fundamental seguir o item anterior e incentivar a criança, principalmente nos momentos de dificuldades.

Hora da tarefa de casa! Utilizar essas dicas pode ajudar e muito um maior rendimento nessas atividades. Compartilhe esse conteúdo com outros pais e colegas que também apoiem os filhos nas tarefas de casa.